EBI's


_________________________________________

 Sede de Deus


Imagine você perdido em um deserto sem comida e sem bebida. Você buscaria por alimento e água onde pudesse encontrá-los, independentemente das condições que os encontrasse, certo? Por causa da sua fome e sede, não se importaria se a água estivesse impura ou se o alimento estivesse com um gosto ruim, porque você desejaria sobreviver. Porém, Deus tem muito mais para nós do que apenas a sobrevivência.
O rei Davi ansiou por Deus. A presença de Deus era alimento e água para ele, como podemos observar nesse versículo escrito pelo próprio rei Davi quando estava no deserto de Judá:

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.”
(Salmos capítulo 63 versículo 1)

Outro momento interessante em que o rei Davi fala sobre a sede de Deus se encontra nesses versículos:

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
(Salmos capítulo 45 versículos 1 e 2)

Então você pode se perguntar: Por que essa tal de corça anseia por água? Por que Davi fez essa comparação? Por meio de pesquisas é possível descobrir que a corça é uma espécie de cervo de pequeno porte e que possui um olfato bastante apurado, lhe possibilitando sentir cheiro de água a quilômetros de distância, e ainda é capaz de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água. Então Davi compara a sua sede por Deus com a sede da corça pela água, já que esta é sempre sedenta por água.

A partir disso, me ajude a responder =D

1. Você se considera uma corça?

2. Jesus disse certa vez: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João capítulo 7 versículos 37 e 38). O que você entende por essas palavras de Jesus?

3. Do que você tem fome e sede no momento?


Beba de tudo o que Deus tem para você em sua Palavra, em sua presença e em oração e louvor, e jamais terá sede novamente.
Stormie Omartian




EBI ministrado dia 18/09/2013 - Campus Jatobá / 20:40H

Por Paloma Ayres da Silva
_________________________________________

Amor a Deus


Amar - 1 Ter amor, afeição, ternura por, querer bem a: Queria dizer a todo o mundo quanto o amava. Os egoístas não amam. Amaram-se toda a vida. 2 Apreciar muito, estimar, gostar de. (Dicionário Michaelis)
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos: 8-38:39 

1. [o] Você (já) ama (amou)? Se sim, o que você acha que é o amor?

2. [i] A concepção de amor que temos na nossa cultura é a mesma da que encontramos no texto?

3. [i] Qual seria uma forma de o passado nos afastar de Deus?

4. [o] Voltando para a questão central do texto: é fácil amar o nosso próximo mesmo quando ele está errado?

5. [a] Você se sente amado por Deus? Você concorda que quando somos amados ou amamos queremos sair falando pra todo mundo?

6. [a] Você tem amado a Deus?

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João: 4-8 


EBI ministrado dia 07/08/2013 - Campus Jatobá / 20:40H
Por Wagner Henrique
_________________________________________

Tempo, tempo mano velho



Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:1-8

Você já deve ter lido ou escutado esse poema sobre o tempo, certo? Tudo em nosssa vida envolve o tempo como, por exemplo, você teve hora para chegar na faculdade, para vir ao EBI \o/, para lanchar, para voltar à aula, para voltar para casa... Enfim, ou nos adaptamos ao tempo ou somos esmagados por ele.

Esses versículos nos remetem a coisas corriqueiras da nossa vida, demonstrando que Deus entende tanto o tempo que dedicamos a Ele quanto o tempo que envolve nosso cotidiano.

- Agora utilize o seu tempo para me ajudar a responder :D

1. Você percebe que as atividades citadas nos versículos do poema de Ec 3.1-8 são combinadas à atividades antagônicas a elas? Cite algumas. Você tem a impressão de que esses versículos são atuais?

2. O que você entende ao ler o trecho “para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”?

3. É fácil saber esperar o tempo certo de cada coisa? Ou você tenta colocar "o carro na frente dos bois"?

4. Como podemos associar o trecho “tempo de lutar e tempo de viver em paz” com as greves, protestos e mudanças que o povo quer ver no Brasil?

- Para refletir:

Devemos adquirir o hábito de, ao acordar, entregar nosso dia ao Senhor. Depois pedir-lhe ajuda para realizar as tarefas e agradecer-lhe por capacitar-nos a desempenhar tudo a contento. ‘Aquele que os chama é fiel, e fará isso’ (1 Tessalonicenses 5.24). Quando você agradece a Deus e lhe entrega o controle de tudo o que faz até os mínimos detalhes de seu dia, ele o orientará.
Stormie Omartian


EBI ministrado dia 17/07/2013 - Campus Jatobá / 20:40H

Por Paloma Ayres da Silva
_________________________________________

Simplesmente ajude


Hoje estudaremos um trecho das escrituras retirado de uma versão da bíblia chamada "A mensagem", essa é uma Bíblia de leitura. Não tem a intenção de substituir as excelentes versões da Bíblia já disponíveis. O objetivo deste texto é apenas levar as pessoas a lerem e estudarem mais! O trecho de hoje está no livro (evangelho) de Mateus, 2-4.

"Quando fizerem o bem, tenham cuidado para que seu gesto não vire peça de teatro. Pode até ser um bom espetáculo, mas Deus não vai aplaudir. Quando for ajudar alguém, não chame atenção para você mesmo. Você já viu gente assim em ação, tenho certeza - eu os chamo atores. Eles vão orar nas esquinas, como se elas fossem palcos, atuando para o público, interpretando para as multidões. Eles recebem aplausos, sim, mas é tudo que conseguirão. Quando você ajudar alguém, não pense na impressão que vai causar. APENAS AJUDE - com simplicidade e descrição*. É ASSIM QUE DEUS, QUE O CRIOU COM TODO AMOR, FAZ. ELE AGE NOS BASTIDORES PARA AJUDAR VOCÊ".

* Discrição: s.f. Característica de discreto. Característica do que não tem intenção de chamar a atenção. Competência daquele que sabe diferenciar o certo e o errado; que tem DISCERNIMENTO.


"Amai-vos." - Jesus.

Olhando para o texto...

1. Você acha que simplicidade e discrição são escassas hoje em dia?

2. Segundo o texto, atores são os que querem ser aplaudidos ao fazer algo bom, você acha que temos muitos "atores" atualmente?

3. Você acha que tentar ser um "ator" atrapalha nosso discernimento de algumas coisas?

4. De acordo com o texto, qual a única recompensa de quem age como "ator"?

5. Qual a essência das frases ao final do texto em caixa alta?

EBI ministrado dia 06/06/2013 - Campus Jatobá/ 20:40H e 17:30H
Por Laura Melo
_________________________________________


Quem é o seu Isaque?


Você se lembra de Abraão? Ele foi aquele homem que saiu de sua terra para ir a uma terra que Deus o mostraria, além disso, Deus também prometeu a Abraão qua sua descendência seria enooorme! A começar pelo filho que ele daria a Abraão e Sara, cujo nome seria Isaque. Mas havia uma probleminha: Sara era estéril! E agora?
Imagine a reação deles quando Deus disse ao casal que eles teriam um filho. Abraão já estava na casa dos cem anos e Sara na dos noventa. Com certeza a primeira reação deles foi rir e dizer: "Isso é impossível". Eles esqueceram por um momento que Deus age em cima daquilo que é humanamente impossível. Assim, como sabemos, a promessa se cumpriu e Sara deu a luz à Isaque.

Com o passar do tempo, Isaque tornou-se um rapaz bonitão e inteligente. Seus pais nutriam um profundo amor por ele, não apenas por terem finalmente um filho, mas porque a promessa de Deus havia se cumprido.
Agora se imagine no lugar de Abraão quando o Senhor lhe pediu o impossível como prova de sua fé. Podemos sentir as punhaladas de dor em cada palavra de ordem do Senhor:
"Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o em sacrifício (1), sobre um dos montes, que Eu te mostrarei."
Genesis 22:2

A angústia de Abraão era inexplicável. "Por quê, Deus?" "Por quê?" ele deve ter clamado, sentindo-se completamente arrasado. "Meu filho, Deus? Como se cumprirá sem Isaque a Tua promessa de que serei pai de multidões?" Nenhum pedido poderia ser pior para Abraão.

Mas devemos entender o que Deus pretendia ao conduzir Abraão por essa prova cruciante. Fé é risco. É a crença de que Deus proverá a confiança inabalável de que Ele nos dará, no momento certo, exatamente aquilo de que precisamos em tempos difíceis. Foi esse tipo de fé que Deus deu a Abraão.

Agora se imagine escalando o monte Moriá em companhia de Abraão e Isaque. O rapaz gostava de estar com o pai e estava encantado em ir ele em um sacrifício, mas ficou sem entender o porquê de não ter cordeiro para o sacrifício. Então Isaque perguntou: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?" (Gênesis 22:7). Isaque confiava em seu pai, porém Abraão confiava em Deus ainda mais, e respondeu comovido: "Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o sacrifício" (Gênesis 22:8). E persistiam na caminhada sem que a pergunta real de Isaque obtivesse resposta.

Comece a imaginar o que se passou entre pai e filho quando alcançaram o topo do monte Moriá. Abraão edificando o altar, preparando a lenha, e então começando a amarrar o filho, e este sem entender o que acontecia. Então antes que o fogo fosse aceso, Abraão retira a faca para imolar o filho. No momento que ele estava para enfiar a faca no peito de Isaque, o Senhor clama: "Abraão, Abraão!".
Nem um segundo a mais, nem um segundo a menos. As palavras intervieram a tempo e com precisão! E então disse Deus: "Não estendas a mão sobre o rapaz, e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho" (Gênesis 22:12). Abraão havia assumido o risco máximo e Deus foi fiel à sua promessa.

Após o momento de extrema intervenção, Abraão olhou por cima dos ombros e notou atrás de si, entre os arbustos, um carneiro preso entre os chifres. De fato, Deus habia provido! Ali estava o sacrifício substitutivo. E agora, depois de sentir a angústia de Abraão, deixe a sua imaginação captar a alegria dele.


OBS:
(1) O Sacrifício era tido como parte do ato de adoração a Deus no Antigo Testamento, onde as pessoas ofereciam o melhor animal, cereal ou bebida que tinham. Porém, quando Deus enviou Seu Filho Jesus como sacrifício vivo, não houve mais a necessidade daqueles já que o próprio Jesus se sacrificou por todos nós.


- COM BASE NESTA HISTÓRIA BÍBLICA, RESPONDA:

1. Você teria a mesma fé e coragem de Abraão teve? Confiaria em Deus até o ultimo momento?

2. Na bíblia temos uma história semelhante a esta de Abraão e Isaque, porém o Pai chega realmente a sacrificar seu filho. Qual essa história? Por que um pai sacrificaria seu próprio filho?

"Ali Deus fez o que era na realidade impossível. Ele deu o seu próprio Filho como sacrifício pelos pecados de todos os povos, em todas as gerações. O que Ele não exigiu de Abraão, exigiu de si mesmo, oferecendo Jesus para que pudéssemos conhecer Seu supremo amor e perdão."

Lloyd Ogilvie

- PARA REFLETIR:
"Quem ou que é o seu Isaque? Quem em sua vida disputa com Deus o primeiro lugar? O que você possui ou realizou que disputa com Deus o significado de sua vida? [...] Quando confiamos o nosso Isaque ao Senhor, podemos estar certos de que Ele há de prover uma rota de escape através de nossas dificuldades."
Lloyd Ogilvie



EBI ministrado dia 17/05/2013 - Campus Jatobá/ 20:40H
Por Paloma Ayres da Silva _________________________________________

Foco, força e fé



"Tu, ó Senhor, dás a paz e prosperidade às pessoas que tem um propósito firme, às pessoas q confiam em Ti"
Isaías 26:3

Temos as nossas vidas dirigidas por algo. Nossa rotina universitária, por exemplo, nos faz sermos dirigidos constantemente por pressões e prazos limitados. Existem centenas de circunstâncias, valores e sentimentos que podem estar dirigindo nossas vidas neste momento, como a CULPA, RAIVA, MEDO, entre outros, todos nos levando ao mesmo impasse: potencial mal aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não realizada.

Sem um propósito a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção, se tornando mesquinha e inútil. Conhecer o propósito da sua vida faz com que ela tenha sentido. Fomos feitos para ser importantes. Sem um significado, a vida não tem relevância ou esperança.

O propósito define o que fazemos e o que não fazemos, ele alivia nossas ações para sabermos as que são essenciais e as que não são. Sem propósito, ficamos sem alicerce, não distribuímos bem nosso tempo e não fazemos nossa rotina render.

"Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja"
Eclesiastes 4:4

É impossível fazer tudo que as pessoas querem que você faça. O seu tempo só é suficiente para fazer o que realmente é importante. Uma vida dirigida com propósitos leva uma rotina mais simples e uma agenda mais equilibrada. Nos tornamos mais eficientes quando somos seletivos. Não há nada mais poderoso quanto uma diva direcionada, os homens e as mulheres que mais influenciaram a história estavam concentrados numa direção. Se você quer que sua vida cause impacto, dê a ela uma direção! Pare de andar em círculos! Pare de tentar fazer de tudo! Faça menos, mantenha o foco!

"O homem sem propósito é como o barco sem leme, um vira lata, um nada, um ninguém"
Thomas Carlyle

Para Refletir: O Dr Bernie Siegel descobriu que podia prever qual dos pacientes com câncer apresentaria melhoras, ao perguntar: "Você quer viver até cem anos de idade?". Os que tinham profunda noção de propósito de vida, respondiam que sim e eram aqueles com maior probabilidade de sobrevivência. A esperança é gerada naquele que tem propósitos.

PERGUNTAS:

1. Observando o texto, quais são as desvantagens de viver uma vida sem propósito?

2. E as vantagens de estabelecer um objetivo nas nossas vidas?

3. É a opinião de sua família ou de seus amigos que orientam sua vida?

4. Você concorda com o versículo de Eclesiastes que diz que a inveja seria um estímulo para o homem correr atrás do sucesso?
5. O que está dirigindo sua vida?
Como você tem vivido? O que você tem plantado? O que você tem colhido? O que tem escolhido pro seu caminho, meu mano? Fala pra mim? Vamos dar valor para o que tem valor? Um só caminho? Foco! 
Projota

EBI ministrado dia 24/04/2013 - Campus Jatobá/ 20:40
Por Josiane Martins Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário